Confira as novidades do 8º Congresso

Confira as novidades e os principais momentos do

8o Congresso Catarinense das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança

Foto: Recepção Congresso

Várias novidades, networking e parcerias estratégicas marcaram 8º Congresso Catarinense das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, uma realização do SIESE-SC (Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de Santa Catarina) que ocorreu no dia 15 de agosto. Além disso, este ano, o SIESE-SC aproveitou o momento do já reconhecido congresso para realizar mais 2 eventos: o Almoço das Diretorias dos SIESEs e o Workshop Segurança para Condomínios.

O evento mais importante do mercado de segurança eletrônica do estado reuniu mais de 200 lideranças segmento no dia 15 e contou com o patrocínio da Segware, SIAM, DigitalSat, MONI, Bairro Seguro, Inside Sistemas, Moninf Corretora de Seguros, Vigisoft, SIM Sistemas Integrados de Monitoramento, Vetti e o apoio da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), FECOMERCIO SC, Revista Segurança Eletrônica, Revista Só Aqui Condomínios, ParkSeg Treinamentos e do Canal Papo Segurança.

Foto: Diretores do SIESE-SC e Alexandre do Canal Papo Segurança

A presidente do SIESE-SC Barbara Locatelli, deu abertura ao congresso, divulgando as ações do sindicato e benefícios dos associados. Alertou que muitas empresas de segurança eletrônica de Santa Catarina estão pagando mais encargos que o necessário por desconhecimento e devem procurar o SIESE-SC para esclarecimentos. Reforçou que, para o segmento no estado, enquanto a convenção coletiva não é firmada, a orientação jurídica é seguir a CLT e reajustar os salários anualmente conforme a inflação pelo índice INPC.

Foto: Diretoria SIESE-SC e SIESE-PR

O Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Araújo Gomes, foi o primeiro a palestrar, falando sobre “Tecnologia, Ferramentas de Gestão e os índices da Segurança Pública.” O comandante sinalizou que está adotando cada vez mais tecnologias para otimizar o trabalho da equipe. Deu também uma lição de liderança, falando da importância da valorização do policial para a realização de seu trabalho com comprometimento e orgulho diante da sociedade e principalmente da sua família. Falou também do marketing da polícia militar que promove diversas campanhas, e também tem influência em seus resultados. Ao final, quando questionado, o comandante esclareceu assunto polêmico, que foi motivo de notas de esclarecimento da Polícia Militar recentes, relativas a empresas que diziam ter um atendimento prioritário pela corporação. Foi enfático e reforçou as notas já publicadas informando que a polícia não prioriza nenhuma empresa em suas operações e condena empresas que se utilizam indevidamente o seu nome. Além disso, informou que o comando está engajado com a questão do Estatuto da Segurança visando a regulamentação do segmento.

Foto: Palestra de abertura com Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina Coronel Araújo Gomes.

A especialista em segurança da informação Gislaine Parra Freund falou sobre Segurança da Informação e a Lei LGPD 13.709/2018. Alertou sobre os riscos atuais e sobre diversos tipos de ataques cibernéticos. Também deu ênfase à Lei Geral da Proteção de Dados já aprovada, que baseia-se na regulamentação europeia, sendo assim as multinacionais já adotam esse padrão e estão desde já passando a exigi-lo de seus fornecedores, o que motiva empresas a já iniciarem seu processo de adequação à lei que passará a ser exigida a partir de agosto de  2020.

Eleita a 5a melhor trainer do Brasil do instituto Dale Carnigie, Taise Eisler, fez um palestra muito dinâmica, envolvendo à plateia, sobre os  “Pontos Cegos da Liderança”, palestra baseada em pesquisa mundial recente do instituto que atua em 84 países e tem 150 escritórios no Brasil.  O fundador do instituto Dale Carnegie escreveu dois grandes best-sellers “Como fazer amigos e influenciar pessoas” e “Como evitar preocupações e começar a viver”, os quais são ótimas dicas de leitura.

Surpreendendo positivamente a todos, o Deputado Federal Coronel Armando, com vasta experiência no mercado de segurança privada, falou sobre o Estatuto da Segurança Privada, Projeto de Lei 4238/ 2012, os impactos para as empresas de Segurança Eletrônica e sua tramitação. A feliz surpresa foi porque além dos esclarecimentos, o deputado esteve em audiência pública relativa ao estatuto na semana anterior ao congresso, sentou ao lado do seu relator e produziu um vídeo especialmente para o evento, com mensagem do Senador Randolfe Rodrigues para os presentes se comprometendo a apresentar seu relatório sobre o Projeto de Lei do novo Estatuto da Segurança Privada até o mês de Setembro, e em seguida encaminhá-lo para votação no Senado e após aprovação poder ser tornado lei pelo Presidente. Todos ovacionaram o Coronel Armando que está fazendo um trabalho além do esperado em prol do mercado de segurança eletrônica.

Foto: Coronel Armando, palestrante de congresso, ao lado do Senandor Randolfe, relator do estatuto, em audiência pública sobre o estatuto na semana anterior ao congresso.

Foto: Coronel Armando passando o vídeo com Senador Randolfe especial para o 8o Congresso Catarinense.

Uma novidade deste ano no congresso foi o momento do Painel do Integrador, que foi precedido da palestra do consultor especialista em integração de sistemas de segurança Vagner Camilo, que falou sobre o como vender solução e não produto dando subsídios para os debates no painel. O Painel foi um momento muito rico onde foram chamados para compartilhar suas experiências integradores de diversas regiões de Santa Catarina, Paulo Henrique Baesso Região Sul, Élvio Cassol Grande Florianópolis, Rafael Belli Krapp Vale do Itajaí  e finalmente o palestrante Vagner Camilo da Região Norte, cada um com um foco e visão sobre o mercado de integração, mas foram unânimes em reforçar a importância dos contratos de manutenção preventiva e corretiva, tanto para a tranquilidade do cliente quanto para solidez financeira da integradora. O momento foi de perguntas e repostas sobre soluções, dificuldades, estratégias e nichos de mercado, falando com sinceridade sobre o dia a dia da maioria, o que deteve a atenção de todos.

Foto: Painel dos Integradores de Santa Catarina: Rafael Belli Krapp Vale do Itajaí, Paulo Henrique Baesso Região Sul, Vagner Camilo da Região Norte e Élvio Cassol Grande Florianópolis.

CLIQUE AQUI E ACESSE AS FOTOS DO EVENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp (47) 99751-0345