Como a Segurança Eletrônica pode te deixar mais inseguro

Todo mundo quer ter uma câmera instalada em casa para poder acessar no celular, ou mesmo poder armar e desarmar o alarme por ele e fazer inveja para o cunhado mala, mas e daí? Isto realmente te deixa mais seguro?

Infelizmente serei eu o portador das más notícias. Você poderá passar a sofrer de um problema bem mais grave, a “Sensação de segurança”, o que em muitos casos pode ter um efeito reverso, onde você passará a dar colocar toda a sua confiança nos equipamentos instalados, e acaba dando menos atenção aos detalhes mais importantes. Já explico isso, mas antes preciso contextualizar um ponto indispensável.

A grande maioria dos sistemas de Segurança (seja Eletrônica ou mesmo Humana) não tem a capacidade de evitar uma ocorrência. Eles apenas inibem a ação do “meliante” através da diminuição das oportunidades expostas.

Existe uma teoria muito difundida na segurança que se chama Triangulo do Crime, a qual teve origem na Teoria da Atividade Rotineira, desenvolvida por Lawrence Cohen e Marcus Felson. A Teoria da Atividade Rotineira afirma que um crime ocorre quando uma vítima em potencial e um provável criminoso se convergem no mesmo lugar e tempo, sem a presença de um guardião capacitado. Este guardião pode ser um elemento de prevenção técnico ou mesmo operacional. Em resumo, para um crime ocorrer basta o criminoso encontrar sua vítima em um local desprotegido. Na Teoria Triangulo do Crime os elementos mudam um pouco, mas a consumação do crime continua sendo quando os 3 elementos se encontram no mesmo local e tempo. Os elementos do Triangulo do Crime são: Indivíduo Motivado (criminoso), Técnica (do criminoso) e Oportunidade (deixada pela vítima). Não vou me estender muito sobre esta teoria, pois tornaria este artigo muito extenso. No devido tempo, publicarei mais sobre ele. Vou resumir da seguinte forma: O único vértice deste Triangulo do Crime que está sob o controle da possível vítima, no caso todos nós que somos pessoas de bem, são as oportunidades. Isto é, temos que criar meios de prevenir o crime, diminuindo com isso a motivação do criminoso e gerando uma dificuldade técnica para ele.

Agora vem a moral da história.

Não basta instalar um alarme ou câmeras em casa, comércio, indústria e continuar tendo hábitos inseguros.

Os sistemas de segurança irão dificultar tecnicamente a ação do criminoso, mas a sua segurança dependerá também das suas ações no dia-a-dia. Pois você não consegue agir sobre a Motivação e Técnica do criminoso.

Aquela falsa “Sensação de Segurança” que comentei antes, muitas vezes leva a cometermos ações totalmente inseguras e que podem criar uma oportunidade maior ainda para o criminoso.

Vou exemplificar. Já ouvi várias clientes, moradores de condomínios horizontais dizerem que não irão instalar um sistema de segurança em casa pois o condomínio tem um vigilante 24 horas ou mesmo porque o condomínio possui um sistema de câmeras ou alarme. Ou mesmo de moradores de apartamentos que não trancam a porta de entrada, pois o prédio tem sistema de segurança. Estas soluções não diminuem sua necessidade de se proteger também.

Um sistema de segurança bem projetado deve abranger vários anéis de segurança, porém o último e mais importante elemento é o próprio indivíduo. O qual deverá estar ciente de suas responsabilidades para se manter seguro.

Recentemente elaborei um projeto para um Sistema de Câmera urbano e na reunião falei para os diretores da Associação. “Orientem seus filhos a não ficarem andando na rua de cabeça baixa olhando o celular.” Não é necessário gerar pânico, mas é imprescindível estarmos atentos.

Penso que sempre devemos projetar sistemas para proteger principalmente a integridade física e moral do indivíduo, e não apenas seus bens materiais. As empresas de segurança antes mesmo de pensarem em proteger os bens de seus clientes, precisarão ser consultoras de segurança e não apenas vendedoras de equipamentos e serviços.

Procure sempre profissionais com experiencia comprovada e que se preocupem mais com você do que com seu dinheiro.

Vagner Camilo
Consultor Segurança Eletrônica

Fonte: https://www.vagnercamilo.com.br/blog

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp (47) 99751-0345